Aula 02

UTILIZANDO FERRAMENTAS DO IMPRESS NOS SLIDES DE APRESENTAÇÃO

Como já foi visto na primeira aula do Impress você já conhece as principais "ferramentas" que o Impress nos disponibiliza.

* Primeiramente é importante observar com qual ferramenta do Impress deve-se inserir uma caixa de texto no "Slide 1" de sua apresentação.




Existem diferentes maneiras de inserir uma ou mais caixas de textos em seu slide. Na imagem à cima aparecem dois recursos para inserção de textos a um silde.

Observe que...

* O primeiro recurso está presente no Painel de tarefas do Impress na "Tarefa" "Layouts" aonde tem-se diversos tipos de layouts para a digitação e também inserção de imagens: denominadas "figuras". Escolhendo a que melhor servir para determinada apresentação.

* Ou também pode-se optar por acionar na Barradas ferramentas de Desenho o recurso "Texto" o qual insere uma caixa de digitação.

* Clica-se sobre a opção desejada. Pronto! Você já pode começar a digitar informações em sua apresentação.

Vamos visualizar como funciona!





O texto digitado no slide contém informações resumidas sobre determinado assunto. Para visualizar o texto contido no slide há uma tecla para ativar o recurso de de visualização de slide chamado de "Apresentação de Slide", pela tecla "F5" como também é possível ativar este recurso pelo menu "Apresentação de Slide" do próprio Aplicativo.



COMO INSERIR NOVO SLIDE

É possível inserir novo slide em sua apresentação das seguintes maneiras:
* Através do menu Inserir -> Slide ou também através do clique do botão da direita do mouse sobre o "Slide 1", opção "Novo slide".





No momento que você inseriu um novo slide ou mais que um dependendo da quantidade de slide que você utilizará em sua apresentação de slide você poderá inserir textos imagens, figuras, sons, "animações", vídeos etc.


SALVANDO UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDE

Preste muita atenção para sempre salvar sua apresentação quando você está configurando-a pois há o risco de você perder definitivamente seus slides.

Observe os passos já apresentados nos aplicativos anteriores a este, como o Writer e o Calc. Pois a estrutura de menus em sua maioria comparasse a estes aplicativos que você já estudou anteriormente.

1º Passo: Para salvar a primeira vez a sua apresentação clique sobre o menu "Arquivo" e escolha a opção: "Salvar como..." ou também é possível ativar este mesmo recurso pelas teclas de atalho: "Ctrl+Shift+S" para abrir uma janela para você optar aonde queira salvar a sua apresentação assim como "tipo de arquivo" de sua preferencia.



Abrirá uma nova janela que contém recursos para salvar o documento, veja quais recursos utilizamos para salvar uma apresentação de slide.




Abaixo segue a explicação de como utilizar os recursos presentes na janela  à cima destinada para você salvar a sua apresentação de slides...

Siga os números da Imagem e as explicações à baixo referente a cada número apresentado sendo que estes identificam os passos para salvar seu arquivo!

Número 1

Observe que você tem vários "Locais" na lista a esquerda de sua janela e precisa escolher qual será o "local de destino" que desejará salvar seu documento, selecione o local desejado...

Número 2

A barra em cima de sua janela de salvamento serve para você dar "Nome" ao seu arquivo. Por exemplo: "Minha apresentação de slide", pronto você deu um nome a sua apresentação. Lembre-se estes passos para salvar seu arquivo já foram vistos anteriormente.

Número 3

Para a garantia de que você poderá abrir seu arquivo em outro aplicativo que tenha o mesmo "padrão" que este escolha o "tipo" de "compatibilidade" para utilizar-se de seu arquivo em outro "office". Para que isto aconteça o número três apresenta os recursos e aonde estão localizados na janela destinada para o salvamento de seu arquivo. Então escolha a opção: Microsoft PowerPoint 97/200/XP.

 Número 4

Já para a opção salvar após ter selecionado e preenchido todos os campos apresentados. Pronto sua apresentação está salva!

Obs.: Para editar a apresentação que você já salvou, vá em sua apresentação (ou seja local de destino da mesma) e modifique o que desejar em sua apresentação após clique sobre o...

CONFIGURANDO SUA APRESENTAÇÃO


É possível configurar sua apresentação de inúmeras maneiras porém é importante destacar-mos as "fundamentais" as quais você utilizará mais frequentemente.

Por isso abra o Aplicativo Impress para continuarmos a aula de hoje e pratique estas atividades que surgirão como base, para após você realizar os exercícios complementares.


ESCOLHENDO A FONTE E EDITANDO-A ATRAVÉS DIFERENTES RECURSOS

Quando falamos em "Formatação do texto" nos referimos a sua própria "Barra de Ferramentas" a qual contem "botões" com recursos de configuração de texto, sendo importante visualizarmos e testarmos estes recursos. Vamos testar! 



Observação esta passagem por estes recursos serve para fixar melhor o conteúdo sobre formatação de fonte já vistos nos outros aplicativos e principalmente no Writer.

Temos o Nome da fonte e o Tamanho da fonte que podemos modificar ...



Podemos também configurar a "estrutura" da fonte da melhor maneira, com os recursos dos botões: Negrito, Itálico, Sublinhado e Sombra.



Podendo colocar diferentes cores no texto e também preenchimento...






ALINHAMENTO DO TEXTO




Observe que a Barra de Ferramentas apresentada a cima, como sendo de "Formatação de Texto" serve para formatar o próprio texto que está sendo digitado, ou seja, utilizaremos recursos "botões" para que possamos configurar da melhor maneira possível o texto digitado.


Observe os recursos que utilizaremos...




Observe que o texto está selecionado e que as opções de alinhamento do texto são referentes aos textos sublinhados.
Observe que o padrão de formatação de textos é alinhamento justificado, observe...

Os botões apresentados à baixo são utilizados para definir o alinhamento do texto.



Sendo assim observe o texto com alinhamento justificado...
Este é o patrão de alinhamento mais utilizado.




É possível escolher as "Barras de ferramentas" que você deseja que sejam apresentadas em botões para trabalhar no Impress com tais recursos.
 
UTILIZANDO O MENU EXIBIR

Observe o menu que nos possibilita visualizar e também acrescentar ou retirar as "Barras de ferramentas".




Observe que todas as Barras apresentadas no Aplicativo estão selecionadas no menu exibir, sendo possível configurar as barras que você deseja visualizar, ou seja estas barras são auxiliadoras nas atividades, as que estão marcadas com um "V" são as mais "utilizadas" mas não significam que são as mais importantes para se fazer uma apresentação de slides.

Portanto utilize-as para formatar sua apresentação.


ADICIONANDO OU REMOVENDO BOTÕES VISÍVEIS

 

Este recurso é chamado de "selecionar os botões que serão visíveis" ou seja na Barra Padrão você pode alterar os botões que estão selecionados (V) ou selecionar os botões não "visíveis".

Sempre que aparecer nas Barras uma seta para baixo como demonstrado na Imagem à cima (no canto direito superior ao lado do ponto de exclamação em circunferência em azul) será possível optar por quais botões você queira que sejam visualizados.



EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES