Aula 01

IMPRESS

É um "Open.Office.org" presente no pacote BrOffice destinado para criação de slides e apresentação de informações múltiplas. Utilizando "ferramentas" deste próprio "Aplicativo de Escritório" para configurar a apresentação que será realizada.


MAS O QUE É UM SLIDE?

É uma "imagem" aonde mostramos a informação desejada. Um conjunto de slides nos dá uma apresentação sobre determinado assunto.

Os slides são feitos e utilizados para "Apresentações" de trabalhos ou sobre algum assunto interessante que nos possibilite um texto de forma resumida que apresente imagens, gráficos, planilhas entre outros recursos que pode-se implementar na Apresentação de Slides.

Aluno do CID, é importante que você em todas as aulas abra o Aplicativo Impress para observação dos recursos, testes dos mesmos e para melhor realização das atividades!

À baixo segue as instruções de como abrir este aplicativo.


COMO ABRIR O APLICATIVO IMPRESS:

A "Área de Trabalho" apresentada na imagem à baixo apresenta os procedimentos para abrir o aplicativo Impress:
1º Passo: Clicar (com o botão esquerdo do mouse) sobre o primeiro menu do painel superior da Área de Trabalho do Linux Ubuntu 9.04, tendo o nome de menu "Aplicativos".
2º Passo: Selecionar a opção: "Escritório" e após "OpenOffice.org Apresentação".



Após isto abrirá uma Janela informativa sobre o próprio Aplicativo com o seu respectivo nome ...

















Em seguida surge uma janela de comandos, a opção para a abertura do Aplicativo é "Criar"(como mostra na figura um círculo em torno desta opção).


Pronto! Abrirá o Aplicativo Impress para que você possa trabalhar nele...







CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO IMPRESS:


O ambiente de trabalho do Impress está apresentado na imagem à cima. Observe que o ambiente é composto por inúmeros recursos os quais possibilitam a criação e utilização de ferramentas do Impress.

"Vamos aprender quais são os recursos presentes nesta ferramenta e como utilizá-los!"

Em sua estrutura principal visualizamos que o Impress compõe-se elementos fundamentais para o seu funcionamento que consistem em:

Menus: Compõem todos os recursos que poderemos utilizar no Impress, ou seja, todos os recursos do Impress estão presentes nos Menus;

Barras: Apresentam de uma forma visível as informações, recursos para serem utilizados assim como apresentar status da apresentação em utilização;

Painéis: Demonstram os "modelos" de slides para sua escolha: Design ou Layout como também, os próprios slides de uma apresentação.

Obs.: Nem as Barras ou Painéis contem todos os recursos do Impress, pois os menus são responsáveis por apresentar todos os recursos para a utilização deste aplicativo.

Todos estes recursos nos possibilitam "manipular" nossa apresentação podendo configurar os slides de sua apresentação da melhor maneira possível! Vamos observar estes recursos...





OBSERVANDO OS MENUS





Menu Arquivo: Serve para termos acesso as configurações do próprio "arquivo" aberto ou até criar novo arquivo, ou seja tendo duas janelas com dois arquivos do Impress.



* Menu Editar: Serve para editarmos nossa apresentação tendo em vista características específicas para cada caso. Por exemplo: Copiar, recortar e colar são recursos que podemos atribuir de um slide para outro...

* Menu: Exibir: É o menu responsável por determinarmos quais recursos queremos que sejam exibidos em nossa estrutura principal do Impress (já apresentadas).

* Menu Inserir: Responsável pela inserção de características em nossa apresentação como também, um novo slide.

* Menu Formatar: Nos possibilita formatar por exemplo: página, texto, linha, área, entre itens que podemos configurar em nossa apresentação.

* Menu Ferramentas: Possui "ferramentas" base que o próprio aplicativo admite como sendo ferramentas essenciais. Por exemplo: AutoCorreção e Ortografia.

* Menu Apresentação de Slide: Nos possibilita melhor configurar a nossa apresentação utilizando recursos de formatação.

* Menu Janela: É o menu que nos possibilitar utilizar três recursos referente a janela, um deles é Fechar janela.

* Menu Ajuda: Serve para nos informar sobre as funcionalidades presentes no Impress e nos orientar para alguns problemas que possam surgir ao longo da nossa utilização das ferramentas deste aplicativo.



CONHECENDO AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OUTRAS

Exitem duas barras de Ferramentas essenciais as quais são denominadas: "Padrão" e "Formatação de texto" pois são as mais utilizados por todos os Aplicativos que estamos trabalhando.

São assim chamadas pelas suas características de funcionalidades. Observe as Barras de ferramentas presentes no arquivo...


Observe os ternos separadamente atribuídos à elas:


* As Barras como já visto anteriormente apresentam algumas ferramentas dos menus que estão representadas por botões de comando que teem por objetivo servirem de acesso rápido e fácil aos recursos mais utilisados pelo Impress.

* A primeira Barra de formatação que nos está visível é a Barra de ferramentas denominada: Padrão e a segunda Formatação de texto como já mencionado anteriormente. Porém há uma Barra "escondida" juntamente com estas barras que visualizamos, sendo esta definida como: Apresentação.




* Na parte inferior do nosso documento de apresentação do Impress temos mais uma Barra de Ferramenta porém esta obtém recursos de desenho sendo denominada de "Barra de Ferramentas de Desenho".




Porém há barras de "identificação" ou seja barras de "auxílio", podendo citarmos: Barra de título e de status.

* Barra de título serve para identificar qual é o nome que o arquivo recebeu após ser salvo e também informar de qual Aplicativo este arquivo faz parte.



* Barra de status é a última barra de cima para baixo do Impress ela é responsável por apresentar características dos Slides. Por exemplo: Apresenta quantos slides existem em sua apresentação e em qual destes você está trabalhando.



Observe os Painéis do Impress...



* O Painel apresentado na figura no lado esquerdo do Slide em Branco nos apresenta o recurso de visualização de Slide o qual é denominado pelo menu "Exibir" como sendo "Painel de slide".

* O Painel apresentado na figura no lado direito do Slide em Branco nos apresenta o recurso de utilização de recurso, o qual pelo menu "Exibir" é chamado de "Painel de tarefas".

* Dentro deste próprio painel encontramos dois recursos fundamentais que são:
"Páginas mestres" e "Layouts".

* Os complementares são: "Modelos de tabela", "Animação personalizada" e "Transição de slide" que são complementos adicionais do Impress para a sua apresentação de Slides.


EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES