Aula 03

BARRA DE FERRAMENTA DE DESENHO UTILIZADA EM SLIDES

Quando falamos em uma barra, sempre relacionamos um local que contem recursos específicos de sua "classificação" ou seja tem "funcionalidades específicas", ou seja a barra de "desenho" tem recursos de desenho que podem ser acrescentados em slides.

Você irá conhecê-los e utilizar-se deles em seus slides!

Figura (1C)

Observe os termos associados aos botões (siga a numeração apresentada na figura anterior).

1) Botão Selecionar: Serve para que o cursor esteja no estado se selecionar.

2) Botão Linha: Possibilita acrescentar à um slide uma linha.

3) Botão Linha terminando com seta: Possibilita acrescentar uma linha com seta, ou seja uma seta simples.

4)  Botão Retângulo: Possibilita quando selecionado este botão acrescentar retângulos ao(s) slide(s).

5) Botão Elipse: Permite acrescentar ao arquivo uma forma em Elipse.

6) Botão Texto: Permite acrescentar ao slide um "quadro" para a digitação de textos.

7) Botão Curva: Permite acrescentar traços ao slide contendo vários tipos de traços diferenciados, como por exemplo: Polígono e Curva...

 Figura (2C)

Figura (3C)

8) Botão Conector: Permite acrescentar conexões no slide, ou seja espécies de "setas" que servem de conectores. Por exemplo: Conector curvo terminando com seta e Conector com setas.

 Figura (4C)

                                                      Figura (5C)

9) Botão Formas simples: Permite acrescentar formas "geométricas" simples em um slide, como por exemplo: Hexágono e Losango...

Figura (6C)

 Figura (7C)


10) Botão Formas de Símbolos: Permite acrescentar formas como símbolos em um slide, por exemplo: Quebra-cabeça e Rosto feliz...

Figura (8C)

 Figura (9C)

11) Botão setas cheias: Permite acrescentar ao slide que está sendo trabalhado setas cheias de diferentes posições e formas. Por exemplo, podemos citar duas não muito comuns, sendo: Seta divisória e Bifurcação...

 Figura (10C)

Figura (11C)

12) Botão Fluxogramas: Serve para escolher diversos "tipos" e/ou "estilos" de Fluxograma os quais são responsáveis por representar esquematicamente alguma informação em forma de um "diagrama", porém em formas geométricas.

 Figura (12C)

  Figura (13C)

13) Botão Textos explicativos: São informações armazenadas em "balões" de diálogo no slide.

 Figura (14C)

 Figura (15C)

14) Botão Estrelas: Possibilita acrescentar a um slide formas de estrelas assim como outras formas, por exemplo o rolo vertical.

 Figura (16C)

 Figura (17C)

15) Botão Pontos: Este botão possibilita a inserção de linhas em determinados pontos acionados, permitindo a obtenção de diferentes "formas"
 a partir destas linhas.


16) Botão Pontos de colagem: Sendo um ponto de conexão, diferencia-se por que sua conexão é personalizada, ou seja, a ferramenta permite anexar uma linha conectora.


17) Botão Galeria de Fontwork: A Galeria Fontwork, obtêm padrões de Fontwork, ou seja, modelos que determinarão a apresentação de títulos e palavras importantes para estarem destacadas do texto.

18) Botão De um arquivo: É possível a partir deste botão inserir imagens de outras "unidades de armazenamento".

19) Botão Galeria: Permite inserir objetos a uma apresentação de slide. Permitindo por exemplo acrescentar: Plano de fundo, marcadores etc...

20) Botão Girar: Permite por exemplo quando acrescentado algum objeto ou imagens girá-lo(a) para algum ângulo determinado.

21) Botão Alinhamento: Permite dimensionar para a posição normal sem alterar o grau por exemplo de uma imagem.

                                                        Figura (18C)

22) Botão Dispor: Permite configurar ou dispor uma imagem que foi acrescentada a um slide com um texto, configurando-a para que fique de "plano de fundo" no slide da apresentação do Impress, onde a imagem é direcionada para atrás do texto, podendo assim ser apresentado tanto um texto como uma imagem associada ao texto ao leitor e observador da apresentação.

                                                     Figura (19C)

23) Botão Ativar/Desativar extrusão: Este botão dá características as formas (gravuras), desenhos que foram colocado em um slide dando a estes características de objeto em 3D, ou seja a imagens passa de simples linhas para imagens configurada a partir das ferramentas de extrusão.

Observe na imagem à baixo que este botão ativado permite configuração em 3D de por exemplo um "modelo de estrela"...


                                                       Figura (20C)

É muito importante notar que uma estrela está sobreposta à outra, pois foi ativado o recurso apresentado no botão anterior que é o de "Dispor" ...


  Figura (21C)


24) Botões Visíveis: É a opção "adicional" no final das barras em cada seta indicadora para baixo e as setas para o lado, clicando sobre este botão apresenta-se para você um recurso chamado de "Botões Visíveis que possibilita acionar ou não certos "recursos" para a utilização nas barras..


Esta nos possibilita adicionar botões da Barra de Desenho do Impress.


UTILIZANDO ESTES RECURSOS EM UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDE

É importante que perceba que os recursos estudados e testados por você anteriormente servirão para complementar sua apresentação.

Vamos ver em quais circunstancias utilizamos tais recursos, podendo servir para inúmeros tipos de slide, estes recursos tornam-se ferramentas indispensáveis para uma apresentação de slide quando são bem utilizadas e organizadas. 


Observe os exemplos:



UTILIZANDO IMAGENS DA INTERNET EM UMA APRESENTAÇÃO


Observe à baixo os passos que são apresentados, servindo como base para você utilizar imagens em sua apresentação de slide. 


1º Passo: Entre no site de  busca Google, digitando na barra de endereço o URL da página que é: www.google.com.br. Relembre das aulas do Módulo  Internet. Observe a Figura (...) que apresenta como utilizar-se deste site.


                                                     Figura (...)
          

Observe que a "barra de pesquisa" contem a seguinte frase que foi digitada: "paisagens do Brasil", observe também que está em negirto a segunda opção de busca que este site disponibiliza para você, sendo que esta em negrito a palavra "Imagens" e que ao lado da busca está escrito: "Pesquisar imagens", possibilitando que sejam buscados somente imagens armazenadas na Internet em diferentes sites e blogs como este.

2º Passo: Após ter clicado sobre a barra que "aciona a pesquisa" surgirá uma lista de imagens disponíveis para que você possa escolher a que melhor servirá para o seu slide.

Observe na Figura (...) esta lista:

                                                       Figura (...)

3º Passo: Clique sobre a imagem desejada e observe esta outra imagem...


                                                      Figura (...)


Surge então a imagem no canto esquerdo superior da tela com a opção "Ver imagem em tamanho grande". Clicando sobre este link, surge a imagem em tamanho "original" como aparece na Figura (...).


                                                      Figura (...)


4º Passo: Após ter carregado a imagem em tamanho grande utilize o botão da direita do mouse, clicando sobre a mesma e após selecione a opção "Copiar imagem" como está apresentado na Figura (...).


                                                               Figura (...)


5º Passo: Selecione a caixa de texto, ou a caixa destinada para imagem dependendo do Layout que você adicionou ao slide. Clique com o botão da direita no local selecionado e selecione a opção "Colar" conforme a Figura (...).





RECORTANDO E REDIMENSIONANDO A IMAGEM NO SLIDE


Observe a Figura (...) que apresenta a imagem no slide.



A imagem precisa ser "recortada ou redimensionada" veja como: Primeiramente observe como recortar a imagem na Figura (...).

                                                       Figura (...)


Observe que quando este botão da Barra de Ferramenta é ativado a imagem pode ser recortada.
Observa como a imagem pode ser redefinida e organizada no slide na Figura (...).

                                                     Figura (...)

Isto é possível pelo recurso já estudado de arrastar e soltar uma imagem no slide para uma melhor visualização do próprio em uma apresentação.

Observe exemplos de apresentação:

                                                



                                            
                                               
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES